LES CLICHÉS
Les symboles de la république française
Le drapeau tricolor français (bleu-blanc-rouge)
A Bandeira Nacional da França (também conhecida como a tricolor ou bleu, blanc, rouge), tricolor em três faixas verticais (azul, branca e vermelha), simboliza a Revolução Francesa (1789), sendo que o azul e o vermelho representam as cores de Paris enquanto o branco representa as origens, ou seja, a realeza.
La Marseillaise ( l'hymne national)
É o hino nacional da França. Foi composto pelo oficial Claude Joseph Rouget de Lisle em 1792, da divisão de Estrasburgo, como canção revolucionária. A canção adquiriu grande popularidade durante a Revolução Francesa, especialmente entre as unidades do exército de Marselha.
La devise de la France: Liberté, Égalité et Fraternité
É o lema da Revolução Francesa. O slogan sobreviveu à Revolução, tornando-se o grito dos ativistas em defesa da democracia social ou constitucional e contra os governos opressores. Estas palavras representam os valores da República Francesa.
Marianne é a figura alegórica que representa a República Francesa, sendo portanto uma personificação nacional.
Sob a aparência de uma mulher usando um barrete frígio, Marianne encarna a República Francesa e representa a permanência dos valores da república e dos cidadãos franceses: Liberté, Égalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade e Fraternidade). Marianne é a representação simbólica da mãe pátria, simultaneamente enérgica, guerreira, pacífica e protectora e maternal.
O seu nome provém, provavelmente, da contracção de Marie e de Anne, dois nomes muito frequentes no século XVIII entre a população feminina do Reino de França.
Quadro de Eugène Delacroix, A Liberdade guiando o Povo
Esta representação encontra-se no gabinete do presidente da Câmara Municipal (La Mairie). Muitas celebridades francesas foram escolhidas como modelo.
Le coq gaulois
É devido a um jogo de palavras que o galo se tornou o símbolo da França. A palavra latina gallus significa galo (Le coq),mas também é o nome utilizado para designar o povo gaulês (les gaulois). Durante a romanização, a França chamava-se a Gália ( La Gaulle).
Foi só em 1909 que este animal passou a ser o símbolo desportivo da Federação de Futebol Francesa.