Portefólio

Portfolios ou Portefólios são documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre ações e crenças, pensamento e ação, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direções futuras.” 

                                                                                                                                                                                   (Jones & Shelton, 2006: 18-19)



        O portfólio apresenta múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto construção de conhecimentos e, desta, enquanto condição de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Assim, com o aprofundamento e a apreciação das perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas contribui para uma estruturação interpessoal do conhecimento, como também vai facilitar, se desenvolvida ao longo de um período de tempo, a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem. Através do uso do portefólio, podem-se tornar reconhecíveis, quer a natureza, quer a importância das relações interpessoais desenvolvidas nos processos de ensino-aprendizagem.

Como principal evidência do uso do portefólio podem:

  • Promover o desenvolvimento reflexivo dos participantes;
  • Estimular o processo de enriquecimento conceptual, através do recurso às múltiplas fontes de conhecimento em presença;
  • Fundamentar os processos de reflexão para, na, e sobre a ação, quer na dimensão pessoal, quer profissional;
  • Garantir mecanismos de aprofundamento conceptual continuado, através do relacionamento em feedback entre membros das comunidades de aprendizagem;
  • Estimular a originalidade e criatividade individuais no que se refere aos processos de intervenção educativa, aos processos de reflexão sobre ela e à sua explicação, através de vários tipos de narrativa;
  • Contribuir para a construção personalizada do conhecimento para, em e sobre a ação, reconhecer-lhe a natureza dinâmica, flexível, estratégica e contextual;
  • Facilitar os processos de auto e heteroavaliação, através da compreensão atempada dos processos.

  in Wikipédia . Disponível em  http://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio . Consultado em 26 de julho de 2014


QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM DOSSIER E UM PORTEFÓLIO?

   
Portefólio
  
  • Dá conta do percurso de aquisição de competências do aluno.
  • Os elementos a inserir são escolhidos em função das metas estipuladas.
  • Os elementos a inserir são escolhidos de acordo com critérios predeterminados e acordados entre aluno e professor.
  • Os elementos a inserir representam, de forma clara, as competências adquiridas pelos alunos.
  • Os elementos são recolhidos de forma regular, a partir de situações significativas de aprendizagem e avaliação.
  • Os trabalhos escolhidos contêm comentários dos professores e dos alunos e/ou dos encarregados de educação.
  • O aluno faz reflexões e estabelece objetivos, desafios e estratégias.
  • Os elementos escolhidos são sempre datados.
  • Há uma ligação entre os trabalhos. A reflexão sobre desafios estabelecidos previamente é obrigatória.
  • É um documento de avaliação em constante reformulação.
  • O aluno guarda o seu portefólio e é responsável por ele, podendo servir-se dele ao longo da aprendizagem ou percurso escolar.

      Dossier

  • Os trabalhos não representam o percurso do aluno.
  • Os elementos a inserir nem sempre são escolhidos em função das metas estipuladas.
  • Os alunos não conhecem critérios de selecção ou, então, só os fazem corresponder aos “melhores" trabalhos.
  • Os elementos a inserir não representam necessariamente as competências adquiridas pelos alunos.
  • Os elementos são compilados de modo esporádico e não contínuo.
  • Os trabalhos, em geral, não contêm comentários pessoais nem dos alunos, nem dos colegas, cem dos encarregados de educação. 
  • O aluno não faz reflexões nem estabelece objetivos, desafios ou estratégias para a sua própria aprendizagem.
  • Os trabalhos raramente são datados.
  • Não há uma ligação entre os diferentes trabalhos.
  • É um arquivo morto.
  • O professor e/ ou a escola podem guardar o dossier que, rapidamente, menosprezam e/ou esquecem.
  in Bernardes, Carla; Miranda, Filipa Bizarro (2004), Portefólio-Uma escola de Competências, Porto, Porto Editora.